Ana Carolina Vigiani

Psicoterapia online

Relacionamento ioiô pode dar certo?

Autor: Psicóloga Ana Carolina Vigiani, CRP 46710

Costumeiramente, chamamos de relacionamento ioiô aquele marcado por inúmeros términos e reconciliações. São relações frequentemente desacreditadas devido à sua característica de instabilidade.

Diante disso, surge a pergunta: é possível que essas relações tenham solução? Podem ter, sim — mas, para isso, precisam deixar de ser ioiô.

É necessário que haja empenho do casal em conquistar estabilidade no relacionamento. Para tanto, algumas questões precisam ser avaliadas como possíveis causas da fragilidade da relação.

Falhas comunicativas: sensação de que falam línguas diferentes, não conseguem se entender ou se fazer compreender.

Incompatibilidade de valores: percepção de que vieram de contextos distintos ou se encontram em momentos incompatíveis da vida.

Oposições sobre o que é relacionar-se: atitudes e pensamentos divergentes sobre como uma relação deve ser construída, o que ela precisa ter para ser saudável e o que esperam um do outro.

Percepções discordantes de futuro: quando cada um enxerga o próprio futuro e o da relação de forma contraditória.

Após avaliar esses pontos, é fundamental identificar o que pode ser adaptado e modificar os padrões de comunicação que se mostram ineficazes.

Aprender a ouvir o outro e acolher as diferenças é essencial. Conversar é indispensável para que o casal possa permanecer unido.

Relações assim exigem atenção especial para não se tornarem um ciclo constante de tentativa e erro.

Analisar esses pontos e avaliar as possibilidades é fundamental para recomeçar de forma madura e fortalecida.

Agende seu atendimento!